Simpósio Latino-Americano de Informática e Sociedade

SLIS

O SLIS é um evento com o objetivo de abordar interdisciplinarmente como eles se relacionam (articulam, constroem), tecnologias de informação e comunicação (ciência da computação, tecnologias digitais) e nossas sociedades latino-americanas. Contribuições originais são buscadas no campo dos estudos sociais das tecnologias da informação e comunicação e sua relação com a construção de nossas sociedades (incluindo, entre outros, estudos históricos, sociológicos, econômicos, jurídico-políticos).

Tópicos de Interesse

Os eixos das apresentações podem lidar com qualquer um dos seguintes tópicos, embora não sejam de forma alguma uma lista exaustiva ou exclusiva:

Sociedade da informação e do conhecimento ou capitalismo cognitivo e informacional:

As economias do conhecimento e da inovação. A era digital e as caracterizações do estágio atual do capitalismo: classes sociais, exploração, propriedade e produção de valor. O escopo atual dos conceitos clássicos de ciências humanas e sociais. e-Ciência, e-Saúde, e-Justiça, e-Turismo, e-Educação, etc. Governo eletrônico e democracia eletrônica.

Políticas públicas, regulamentos e governança da Internet:

Aspectos legais, políticos e institucionais da governança da Internet. Liberdade de expressão e direito à comunicação. O direito humano à privacidade na era digital. A proteção de dados e informações pessoais em geral. Tensões sobre neutralidade e não neutralidade da rede (isonomia). A regulamentação das telecomunicações. Governo eletrônico e os desafios do governo aberto (gerenciamento de obras, informações e dados).

Propriedade intelectual, produção colaborativa e copyleft:

A expansão dos direitos intelectuais. Recursos e limitações de direitos autorais e leis de direitos autorais. Produção colaborativa e paradigmas abertos. Software livre e software aberto. Contido sob licenças abertas e gratuitas (por exemplo, Creative Commons, GPL). Hardware aberto Ciência aberta Inovação aberta (laboratórios fabulosos, espaços de hackers, modelos de negócios). Domínio público e esfera pública estadual. Dotações para lucro de software livre, conteúdo e dados. A proteção legal da propriedade intelectual comum. Aspectos legais, éticos e sociais da computação.

Cultura e tecnologias digitais:

As transformações nos processos de produção, circulação e consumo de bens culturais nos diferentes setores sociais. Música, cinema, TV, literatura. Padrões culturais on-line: ciberculturas, cultura hacker, comunidades virtuais. Transformações nas identidades individuais e coletivas, culturas juvenis. Estudos em sites de redes sociais. Assimetrias sobre os recursos de cópia: quem e como eles têm permissão ou são proibidos de copiar.

Educação e tecnologias digitais:

Educação virtual e a distância, ambientes virtuais de aprendizagem, aprendizagem colaborativa, mutações nos papéis dos atores de ensino. Inclusão digital e educação: o programa Connect Igualdade e outros planos “1 para 1” na América Latina. As caracterizações de software, hardware e infraestrutura. Mudanças na dimensão organizacional. Políticas públicas e normativas das instituições de ensino. O surgimento de novos papéis na educação: contenciosos, referentes técnicos escolares, etc.

Trabalho e tecnologias digitais:

Teletrabalho, trabalho intangível, trabalho informacional, trabalho digital. Características dos processos de trabalho mediados por tecnologias digitais, estudos de caso, realocação, terceirização e delaboralização. Trabalho mediado pela Internet: trabalho voluntário ou não remunerado? Novos modelos de negócios. O setor de SSI: desempenho e tendências recentes: emprego, exportações, importações, salários, condições de trabalho, sindicalização, gênero, etc.

Controle, vigilância e big data:

Filtragem, espionagem e vigilância em massa: Assange, Manning, Snowden. Tensões na Internet das Coisas. Estudos sociais sobre o gerenciamento de big data (câmeras de segurança, dados médicos, serviços em nuvem etc.). De quem são os dados?: Propriedade dos dados e “impressão digital”. Modulações da subjetividade na era digital.

Temas Emergentes:

O crescimento de criptomoedas (por exemplo, BitCoin). A construção de inteligências artificiais: serão públicas, privadas ou comuns? Repensando os direitos humanos na era digital. Regulamentos no desenvolvimento e uso de drones, robôs e máquinas inteligentes. Estudos sociais da ciência da computação aplicados a processos agrícolas e industriais. Tensões sociais sobre ciência da computação aplicadas à saúde.

Submissão de trabalhos

As submissões devem ser feitas através do EasyChair

Chairs

  • Juan Carlos Torres (UTPL), Ecuador  jctorres@utpl.edu.ec
  • Vladimir Villarreal vladvill22@hotmail.com

Comité de Programa

#Son propuestos por los Chairs

Nombre y Apellido (Nombre Universidad)