Loja É uma cidade do Equador, capital da província de Loja e do cantão de Loja, cuja principal característica é a cultura e sua extensão nas artes, e por esse motivo é conhecida como a capital musical e cultural do Equador. Também conhecido como Berço da Música Nacional, cheio de riquezas, cultura e tradição, mantém em seus cantos múltiplas possibilidades de conhecimento, recreação e experiências.
História
A cidade foi fundada duas vezes: a primeira foi no vale de Garrochamba Catamayo hoje em 1546, com o nome de La Zarza, sob a ordem do general Gonzalo Pizarro; A segunda e definitiva fundação foi realizada pelo capitão Alonso de Mercadillo no vale de Cuxibamba “Plain Alegre”, sob a ordem de Pedro de la Gasca, depois de ter se apresentado a Pizarro, em 8 de dezembro de 1548.
Localização
América do Sul
País: Equador
Província: Loja
Limites
Norte: Com o cantão de Saraguro
Sul e Leste: Com a Província de Zamora Chinchipe
Oeste: parte da província de El Oro e dos cantões de Catamayo, Gonzanamá e Quilanga.
Tempo
A cidade de Loja tem um clima temperado, com temperaturas que oscilam entre 16 e 21 graus Celsius. O período de maior secura é em outubro, novembro e dezembro.
Flora
O Parque, considerado o Jardim Botânico da América, está localizado no território onde os centros de endemismo dos Andes e Tumbes do Norte se sobrepõem. Na área, estima-se que existam entre 3.000 e 4.000 espécies de plantas vasculares, entre as quais Romerillos ou Podocarpus spp, que recebeu o nome do Parque, e muitas outras espécies valiosas, como Cascarilla ou Cinchona spp, denominada árvore nacional de Equador Existem diferenças específicas entre a vegetação dos pântanos da região e o norte do país, basicamente porque são mais baixos, nas cordilheiras e na zona de transição de uma verdadeira charneca que não se desenvolve totalmente, devido à a baixa elevação do terreno. Entre as principais espécies encontradas na região estão chilca, louro, aguacolla, ubilla, ancião negro, pumamaqui, sapan, murta, cashoco, amieiro, acácia, sálvia, guato branco, cedro, figueira, nogueira, yumbingue e canelone.
Vida selvagem
A localização geográfica permite que a área abrigue um grande número de espécies animais, como o urso-de-óculos, o puma, o tigrillo, a danta, o cervo, o tigre americano, a raposa, o pudú, o cervicabra, o prewl, a sardinha, a raposa, o esquilo, o chucuri, entre outros. outros. A vida das aves é diversa, mas a beleza dos tucanos altos, beija-flores e um raro quetzal merece menção especial; são registradas mais de 600 espécies, mas destacam-se o torcaza, a águia, o pica-pau, o peru barbudo, o zumba, o lorito, o melro, a gaivota andina, o cachorro-pássaro e o guajalito.
Desenvolvimento Econômico
A população economicamente ativa de Canton Loja é principalmente dedicada à agricultura e pecuária (19%), seguida pelo comércio (17%) e pelo grupo humano dedicado ao ensino (17%), o restante da porcentagem (30 %) da PEA está localizada em atividades como construção, administração pública, indústrias de transformação e transporte e comunicação. ”
Transporte
O Terminal Terrestre localizado no centro-norte da cidade, com rotas que se conectam com o resto do Equador e Peru. A Loja é atendida pelas empresas de transporte terrestre mais importantes do Equador. Além disso, Loja, juntamente com Cuenca, Guayaquil e Quito, possuem um sistema ordenado de ônibus urbanos do tipo BRT, mas na cidade de Loja é chamado de SITU (Sistema Integrado de Transporte Urbano). O aeroporto Ciudad de Catamayo é um aeroporto localizado no cantão de Catamayo, província de Loja, Equador, localizado a 38 km da cidade de Loja, capital da província. A transferência deste terminal aéreo para a cidade de Loja leva aproximadamente 35 minutos por terra.
A partir deste aeroporto, é possível viajar para Quito ou Guayaquil. Loja é servida pela companhia aérea TAME. O aeroporto de Catamayo foi construído sob o regime do presidente Camilo Ponce Enriquez (1956-1960) e originalmente chamado de Aeroporto Camilo Ponce Enriquez. Desde 13 de maio de 2013, o aeroporto renovado leva oficialmente o nome de Ciudad de Catamayo Airport, substituindo o anterior, porque, apesar do antigo nome oficial, muitos o conheciam como o aeroporto de Catamayo. Foi realizado o concurso “Um nome para o aeroporto de Catamayo”, que foi convocado pelo Ministério dos Transportes (MTOP).
Turismo
- Grupo Étnico Saraguros
- Bosque Petrificado de Puyango
- Ciudad de Loja
- Ciudad de Vilcabamba
- Ciudad de Saraguro
- Santuario de El Cisne
- Ciudad de Puyango
- Parque Jipiro
- Cascada Baño del Inka
- Aguas Sulfurosas de El Arenal
- Iglesia de Santo Domingo
- Museo de Música
- Iglesia La Catedral de Loja
- Plaza Central
- Plaza San Francisco
- Plaza San Sebastián
- Santuario El Cisne
- Parque Jipiro
- Museo de la Lojanidad
- Parque Podocarpus
Culturas y tradiciones
Feriados mais importantes: Feira de Integração de Fronteiras (8 de setembro) e Dia da Província (18 de setembro).
Atividades para festas: A Feira de Integração de Fronteiras da Loja foi criada pelo Libertador Simón Bolívar, em 1829. Por decreto supremo, em 8 de setembro de cada ano, comércio, indústria, artesanato, criação cultural da povos do norte do Peru e sul do Equador. Em 18 de setembro, foi declarado dia da província, em homenagem ao ilustre homem da província de Loja, Don Manuel CarRíon Pinzano.
Gastronomia
- A Cecina: Consiste em uma carne finamente cortada, seca ao sol e assada na braza, acompanhada de mandioca e cebola.
- Cuy assado: cozido com molho de alho e cominho, depois grelhado, banhado com manteiga ou achiote colorido. É servido acompanhado de batata vermelha, mote, alface e pimenta.
- Ervilhas de Guineo: Feito com ervilhas secas, guineo verde, quesillo e coentro picado.
- O Tamales lojano, um produto tradicional com grande reconhecimento na província, é preparado com milho seco embebido, que é moído e misturado com banha e molho, esta massa é envolvida em folha de achira e recheada com carne, frango ou bolinhos. Carne de porco