X Workshop sobre Nomenclatura e Acreditação em Programas de Computador

WNAPC

Reúne acadêmicos, administradores e professores da América Latina, Espanha e Estados Unidos para examinar a variação dos nomes dos programas de computador em relação ao seu conteúdo e desenvolver propostas. Devido a essa variação, é necessário chegar a um acordo conjunto de competências que representem as principais carreiras da área de Computação. O evento deseja identificar as diferenças de conteúdo específico nas carreiras de graduação em computação em vários países da América Latina, bem como aprofundar os padrões de fato existentes. Os organizadores consideram muito importante que os programas de graduação tenham coerência entre o conteúdo, o conjunto de habilidades que formam, o grau que concedem e o treinamento do corpo docente. Considera-se que essa coerência aumentaria a mobilidade entre os profissionais da região e também aumentaria muito o nível de entendimento do que formamos em nossas carreiras. Também é considerado de interesse de médio prazo para a indústria, pois simplificará o desenvolvimento de projetos em mais de um país.

Tópicos de Interesse

  • Experiências nacionais em acreditação
  • Processos de reforma curricular
  • Novas carreiras
  • Adaptação a programas e nomenclatura internacional

Cadeiras

  • Samanta Cueva (UTPL), Ecuador  spcueva@utpl.edu.ec
  • Ernesto Cuadros (UTEC), Perú  ecuadros@spc.org.pe
  • Carlos Esombelo-Montesco (UFS, Brasil) estombelo@gmail.com

Objetivos do Workshop

Aprofundar a criação de um espaço de intercâmbio aberto sobre as vantagens e desvantagens de criar a grande diversidade de nomes em nossa região em programas na área de Computação.

Discuta abertamente sobre a diversidade de nomes, conteúdos e títulos profissionais concedidos em carreiras na área de Computação nos países que participam do CLEI. Encontre pontos de partida entre as várias propostas de carreira existentes, considerando as propostas internacionais da IEEE Computer Society e ACM

Quem pode participar?

Todos os acadêmicos que desejam discutir o problema da falta de coerência entre os vários nomes, conteúdos e diplomas de programas profissionais na área de Computação na região são convidados cordialmente.