São Paulo, BR
01 a 05 de outubro de 2018
Mackenzie - Campus Higienópolis
Primeiro Lugar: Cara de Aprendizagem Uma Ferramenta para Trabalhar Emoções e Aprendizagem Utilizando Expressões Faciais Carla Paxiuba - Celson Lima, Marcelo Costa, Ygor Dutra da Silva
Segundo lugar: Life Stories: comunicação em tempo real para o aprendizado de línguas Eunice Siqueira - Jõao Pedro, Jose Mauricio, Marcelo Augusto de Almeida, Pedro Alves Gonçalves
Terceiro lugar: Furbot: plataforma para o ensino-aprendizado de pensamento computacional e programação - Luciana Araújo, Mauro Mattos
1.1 O 1o EduTech – LACLO 2018 tem como propósito estimular submissão de soluções educacionais tecnológicas que impactem positivamente na aprendizagem. O concurso também visa estimular o pensamento empreendedor e a geração de inovação disruptiva.
1.2 O concurso tem como objetivo incentivar a divulgação de tecnologias que visam solucionar problemas reais do dia-dia das escolas e que afetam a retenção de conhecimento por parte dos alunos na América Latina. Propiciar um ecossistema de integração que alie a ciência, inovação e empreendedorismo em prol de soluções que apontem para resultados mensuráveis, escaláveis e de impacto educacional. Como objetivos específicos, têm-se:
1.3 Esperam-se participantes de:
1.4 O concurso faz parte da XIII Conferência Latino Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem (LACLO) e da XLIV Conferência Latino-americana de Informática , que estão sendo organizadas localmente pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
1.5 Restringe-se a este concurso submissões relativas a software e que afetem positivamente e diretamente a aprendizagem. Exemplos de soluções que não serão aceitas: soluções geradas a partir de ferramentas automáticas, slides, e-books, vídeos ou similares, ambientes virtuais de aprendizagem e repositórios de conteúdos.
1.6 O concurso ocorrerá em três etapas descritas a seguir. Etapa 1: Submissão e Pré-seleção - os proponentes enviam o material em acordo com o descrito no item 6. O material será avaliado de acordo com os critérios estabelecidos no item 5.1. Etapa 2: Exposição das soluções - os proponentes classificados na Etapa 1 participarão de uma mostra de software conforme descrito no item 7 e serão avaliados conforme os critérios definidos no item 5.2. Os 5 (cinco) melhores classificados em cada categoria (tipo de submissão) serão selecionados para a próxima etapa. Etapa 3: Exposição dos finalistas para banca de especialistas - Os participantes apresentarão sua solução para uma banca e serão avaliados conforme critérios expostos no item 5.3.
O concurso será dividido em dois tipos de submissões, a saber:
Em ambas as categorias são esperados e poderão ser aceitos diferentes tipos de softwares educacionais desde que respeitem o item 1.5.
Mais detalhes sobre as submissões em cada uma das categorias no item 6
(Em breve).
As soluções educacionais serão avaliadas com base nos seguintes critérios e dependendo de cada etapa do concurso EduTech 2018:
5.1 Etapa 1: Submissão e Pre-seleção
5.2 Etapa 2: Exposição das soluções
5.3 Etapa 3: Exposição dos finalistas para banca de especialistas
6.1 Cada proponente deverá submeter:
As submissões de soluções para o I EduTech devem ser realizadas exclusivamente pelo sistema JEMS.
As submissões devem ser feitas até a data limite para propostas (verifique as datas disponibilizadas no cronograma).
6.2 Submissões
A coordenação do concurso poderá realocar as submissões em outra categoria verificando a sua aderência junto aos critérios de seleção e ranqueamento específicos das categorias Raw Diamonds e Next Unicorn.
A submissão será realizada em uma (1) única etapa, na qual devem ser informados o(s) autor(es), título e resumo do trabalho, e submetidos 4 arquivos: (a) Link de acesso a solução (obrigatório), (b) instruções de acesso (obrigatório), (c) Link para vídeo pitch da solução (obrigatório), (d) Produção Intelectual (opcional) e (e) Artigo (opcional).
As soluções aceitas para participação no concurso deverão ser apresentadas pelas respectivas equipes de autores em um espaço de visitação em local a ser definido.
Neste ambiente, as equipes receberão visitas de participantes do LACLO bem como dos avaliadores do concurso Edutech.
Ao se dirigirem para as equipes, os avaliadores se identificarão aos integrantes das mesmas. Quando os avaliadores autorizarem, a equipe deverá apresentar o funcionamento da solução. Durante a apresentação sugere-se que as equipes preparem uma apresentação rápida considerando os critérios descritos no item 5.2.
Após a apresentação, os avaliadores poderão questionar as equipes sobre o trabalho apresentado.
Cada equipe receberá uma nota de 1 a 3 referente a apresentação realizada e de acordo com os critérios de avaliação estabelecidos no item 5. Os 5 (cinco) trabalhos que receberem as melhores notas por categoria serão classificados para a Etapa 3 - Exposição dos finalistas para banca de especialistas.
É de responsabilidade dos proponentes participantes trazerem notebooks e demais materiais que julgarem necessários para realizar a apresentação de suas soluções para o público visitante deste espaço (aparelhos multimídia, telas para projeção, folders, cartazes, entre outros).
O resultado da Etapa 2 será divulgado na página e facebook do EduTech.
Os autores das soluções selecionadas para a etapa final deverão apresentá-las através de um pitch para uma banca de especialistas em auditório aberto ao público em local e data a serem definidos.
A banca de especialistas tem liberdade para arguição e discussão com os autores sobre a solução apresentada.
Sugere-se que as apresentações contemplem conteúdo que possam permitir avaliar os critérios definidos no item 5.3.
Nesta etapa, as propostas serão avaliadas pelos jurados considerando os critérios definidos no item 5.3 .
Os jurados emitirão uma nota de 1 a 3 (um a três) onde será avaliado o desempenho da apresentação da equipe.
O resultado final será baseado somente na nota da Etapa 3.
O resultado final será divulgado na página e facebook do EduTech.
Os casos omissos serão julgados pela comissão organizadora.
Dr. Cristian Cechinel (Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC))
cristian.cechinel@ufsc.br
Dr. Tiago Thompsen Primo (Universidade Federal de Pelotas (UFPel))
tiago.primo@inf.ufpel.edu.br
Dra. Juliana Cristina Braga (Universidade Federal do ABC (UFABC))
juliana.braga@ufabc.edu.br