Um sistema de recomendação para ambientes virtuais de
aprendizagem baseado em agentes e componentes de software
 

Kelle Cristina Fortunato da Costa, Maria da Penha de Andrade Abi Harb, Eloi Luiz Favero, Thaís Lira Tavares dos Santos
Universidade Federal do Pará, Programa de Pós-Graduação de Engenharia Elétrica
Belém-Pará, Brasil, 66075-110
kelle@ufpa.br, mpenha@ufpa.br, favero@ufpa.br, thais.tavares@gmail.com

Silvana Rossy de Brito
Instituto de Estudos Superiores da Amazônia, Núcleo de Tecnologias Interativas de Aprendizagem
Universidade Federal do Pará, Programa de Pós-Graduação de Engenharia Elétrica,
Belém-Pará, Brasil,66055-260
srossy@prof.iesam-pa.edu.br, srossy@ufpa.br

Aleksandra do Socorro da Silva
Universidade da Amazônia
Universidade Federal do Pará, Programa de Pós-Graduação de Engenharia Elétrica
Belém-Pará, Brasil, 66075-110
aleka@unama.br

 
Abstract
 
This paper argues a solution for adaptation of learning stations in learning virtual environments by recommendations. Our propose aims to support the student in the process of knowledge construction by the retrieval of artefacts by means of implicit consultations in accordance with the strategy of teach-learning defined by the teacher and with the tasks executed by the student. We use techniques of information retrieval, agents and software components with the objective to represent, to organize and to retrieve artefacts (texts, sounds, images, messages, learning objects, links) considered relevant for the student. Thus, the considered model aims to potencializate the perception of the student for the learning process, besides facilitating the information access, reducing the time of access and the cognitive load.
 
Keywords: Recommendation Systems, Information Retrieval, Adaptative Hypermedia, Learning Virtual Environments, Software Agents.
Resumo
 
Este artigo discute uma solução de adaptação de estações de aprendizagem em ambientes virtuais através de recomendações. Nossa proposta visa auxiliar o estudante no processo de construção do conhecimento através da recuperação de artefatos por meio de consultas implícitas de acordo com a estratégia de ensino-aprendizagem definida pelo professor e com as tarefas executadas pelo estudante. Utilizamos técnicas de recuperação de informação, agentes e componentes de software com objetivo de representar, organizar e recuperar artefatos (textos, sons, imagens, mensagens, objetos de aprendizagem, links) considerados relevantes para o estudante. Assim, o modelo proposto procura potencializar a percepção do estudante para o processo de aprendizagem, além de facilitar o acesso à informação, reduzindo o tempo de acesso e a carga cognitiva.
 
Palabras chaves:Sistemas de Recomendação, Recuperação de Informação, Hipermídia adaptativa, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Agentes de Software.