25 - 29 de Noviembre de 2002

Montevideo, Uruguay

Radisson Victoria Plaza Hotel

 
CL7
 
Uma Abordagem Teleológica para Construção de Casos de Uso e Cenários

Roberto Vedoato
Pós-Graduação em Computação, Instituto de Informática, UFRGS
roberto.vedoato@uol.com.br
Marcelo Soares Pimienta
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Informática
mpimienta@inf.ufrgs.br
 
Abstract

Interactive systems must be useful and usable. For that it is necessary to consider jointly the different perspectives of Software Engineering (SE) and of Human Computer Interaction (HCI) from the early phases of development. Scenarios and use cases are important modeling techniques used in HCI and SE that allow integrating the perspectives of both areas. However, use cases present conceptual problems and there are not ripe methodologies to build them systematically. This work investigates and proposes a process of systematic construction of use cases with different abstraction levels, based on the teleological paradigm, in order to obtain a use case model that specify functional and interaction requirements in a comprehensible and practicable fashion.

Keywords: Use Cases, Scenarios, Goals, Interactive Systems, Human Computer Interaction

 
Resumo

Para que sistemas interativos sejam úteis e usáveis é necessário que desde as primeiras fases de desenvolvimento as diferentes perspectivas das áreas de Engenharia de Software (ES) e de Interação Humano-Comutador (IHC) sejam consideradas simultaneamente. Cenários e casos de uso são importantes técnicas de modelagem utilizadas em IHC e ES que permitem integrar as perspectivas de ambas as áreas. Contudo, casos de uso apresentam problemas conceituais e faltam metodologias maduras para construí-los sistematicamente. Este trabalho investiga e propõe um processo de construção sistemática de casos de uso com diferentes níveis de abstração, baseado no paradigma teleológico, a fim de se obter um modelo de casos de uso que especifique requisitos funcionais e de interação, de maneira compreensível e praticável.

Palavras Chave: Casos de uso, Cenários, Objetivos, Sistemas Interativos, Interação Humano-Computador



Volver

infoUYclei 2002