25 - 29 de Noviembre de 2002

Montevideo, Uruguay

Radisson Victoria Plaza Hotel

 
CI4
 
PIAGET - Uma ferramenta de soporte à aprendizagem colaborativa a distância

Ismar F. Silveira
Universidade Cruzeiro do Sul, Departamento de Informatica
ismar.silveira@poli.usp.br
Maria Alice G. V. Ferreira
Universidade de São Paulo, Escola Politénica
maria.alice.ferreira@poli.usp.br
 
Abstract

Most of Computer-Supported Collaborative Distance Learning Systems usually fail on trying to provide interaction among teachers and apprentices, or even among them and the learning environment itself, making these kinds of interaction very limited, if faced to unlimited, wide range of interaction possibilities that exists in a real classroom. Based on this, the present paper introduces PIAGET, a supporting tool for interactive learning processes over a virtual reality environment. PIAGET is a Java-based environment built over an architecture based on distributed objects that uses RMI/IIOP/CORBA, also having a three-dimensional, interactive Java3D/VRML interface, thus allowing educational agents to interact among themselves and with the environment itself, in order to simulate some of the most common interactions that occur in a real learning environment, as well as provides interaction experiences that go beyond simple real-world simulations.

Keywords: Colaborative distance learning, interactive learning tools, immerside virtual worlds, virtual reality, distributed objects

 
Resumo

A maioria dos sistemas de apoio à aprendizagem colaborativa a distância auxiliada por computador ainda falham no que diz respeito às formas de interação entre alunos, professores e o próprio ambiente que representa a sala de aula, tornando as simulações de aulas não-presenciais muito aquém do que se obtém numa sala de aula física. O presente artigo apresenta PIAGET, uma ferramenta de suporte à aprendizagem colaborativa via processos interacionistas baseados em um ambiente de realidade virtual. Trata-se de um sistema implementado em Java, usando uma interface em Java3D/VRML e modelado sobre uma arquitetura de objetos distribuídos sobre RMI/IIOP/CORBA, permitindo aos agentes envolvidos em processos educacionais interagir entre si e com o próprio ambiente, simulando as interações comuns em um ambiente real de aprendizagem, além de permitir experiências interativas que extrapolam a simulação do mundo real.

Palavras Chave: Aprendizagem colaborativa a distância, ferramentas interativas de aprendizado, mundos virtuais imersivos, realidade virtual, objetos distribuídos



Volver

infoUYclei 2002